Skip to content

O nosso recurso anti-jogo foi criado para ajudar as pessoas que querem superar a dependência ou que têm medo de se tornarem dependentes

Forneceremos informações para o ajudar a encontrar os sinais de dependência em si próprio e a aprender a combater os seus desejos.

Quando imaginamos um toxicodependente do jogo, pensamos numa pessoa antissocial, que nunca sai de casa, tem a pele pálida, a vista fraca, as mãos trémulas e está fraca devido à má nutrição e à falta de sono. Ficará surpreendido, mas este é o retrato de uma pessoa nas últimas fases da dependência, e uma pessoa que ainda não se apercebeu completamente do seu problema tem um aspeto completamente diferente.

Esta pessoa pode ser uma pessoa completamente saudável e até calma, mas já começou a mostrar sinais de dependência do jogo. Em primeiro lugar, trata-se de mudanças súbitas de humor. A pessoa começa a notar em si própria ou em alguém que lhe é próximo transições repentinas do riso alegre para a tristeza e o retraimento. Este é um sinal de dependência. Em momentos de tristeza ou de emoções negativas, a pessoa pega no telemóvel e começa a jogar ou retira-se para o computador portátil para jogar. Este é um sinal de alerta muito mau.

Se começou a notar problemas financeiros que não tinha antes: não há dinheiro suficiente para alguns artigos domésticos, para as compras habituais, para as viagens de férias, lembre-se de quanto gasta em jogos de azar. Podem ser pequenas quantias de cada vez, mas começam a aparecer buracos financeiros, pois mesmo as pequenas quantias gastas regularmente têm um grande impacto no orçamento global.
O isolamento social também pode ser um sinal de dependência. Se uma pessoa quer jogar jogos em vez de se divertir e fazer amigos, isso deve ser motivo de preocupação.
Os toxicodependentes do jogo perdem frequentemente o apetite e o sono. Quando a psique não está a funcionar corretamente, o corpo começa a funcionar mal sob a sua influência. Quando os pensamentos estão preocupados apenas em saber onde arranjar dinheiro para o próximo jogo ou como fazer as coisas e jogar o seu jogo favorito o mais depressa possível, não há tempo para comer ou dormir.

O que pode fazer por si e pelos seus entes queridos para os ajudar a ultrapassar a dependência?

Acreditem, para muitos tudo começou exatamente como começa qualquer dependência, com sinais invisíveis e imperceptíveis que se acumulam e se transformam em grandes problemas.

Em primeiro lugar, a forma mais eficaz é procurar ajuda. Muitas pessoas não procuram ajuda porque não estão conscientes do seu problema. Acreditam que não têm uma dependência, que podem deixar de jogar em qualquer altura. No entanto, a prática dos psicólogos mostra que isso não é verdade. Se uma pessoa se recusar categoricamente a ir a psicólogos ou se não considerar esta possibilidade, abra sites de jogo anónimo e leia as histórias das pessoas.

Como lidar com a vontade de jogar

Da dependência 
 a forma de o evitar é controlar o seu tempo e as suas finanças.

Trata-se de um método muito eficaz. Os psicólogos chamam ao método do “dia de folga” outro bom começo para a recuperação. Pelo menos uma vez por semana, tente não jogar durante todo o dia. Nem sequer se permita visitar esses sítios, não pense no jogo. Se um dia se tornar fácil de transferir, deve acrescentar outro dia e reduzir o tempo que pode passar no jogo todos os dias.

Criar um sistema de recompensas na vida real.

Uma pessoa entra no jogo para ter emoções vivas, ilusões de que pode facilmente ganhar muito dinheiro. Se tentar evitar estes momentos, então, na vida real, pode estabelecer os seguintes objectivos: Concluir este projeto com elevada qualidade, investir tempo e esforço e obter uma recompensa por isso. É necessário dirigir todo o seu entusiasmo e energia não para a destruição, mas para esta criação.

Psicólogos 
 para encontrar um substituto para o jogo regular.

Uma ação que se repete regularmente pode tornar-se viciante. Então, que seja o vício de outra coisa, por exemplo, desporto, leitura de livros, criação de obras de arte, qualquer coisa que o ajude a desenvolver, planear e criar o seu belo futuro sem depender de problemas de saúde e financeiros.


Movimento anti-jogo

O movimento anti-jogo continuará a crescer e a desenvolver-se até que as pessoas se apercebam da dimensão do problema que o excesso de jogo pode representar para elas.

Os jogos não devem desaparecer completamente da vida das pessoas, isso é errado e irrealista. Mas deve continuar a ser um passatempo agradável e divertido e não se tornar uma fonte de problemas e dificuldades financeiras.